Notícias Prefeitura descentraliza serviços do Laboratório Central - 02/08/2017

Descentralizar os serviços do Laboratório Central, aumentando o número de postos de coleta de exames nas unidades de saúde. Essa tem sido a estratégia da Prefeitura de Parnamirim para melhorar a qualidade do serviço ofertado na rede. Para verificar o atendimento, o prefeito Rosano Taveira e o secretário de Saúde, João Albérico, estiveram na manhã de hoje, 2, nas UBS Suzete Cavalcante e João Dias da Costa, ambas em Nova Parnamirim.

Acompanhado da primeira dama Alda Leda, o prefeito Rosano Taveira chegou logo cedo à UBS Suzete Cavalcante, onde conversou com os pacientes, médicos e enfermeiros. Para o gestor, essa iniciativa é justamente para dar agilidade aos serviços. “A minha ideia é estender esses postos de coleta para todas as UBS da cidade, evitando que o paciente tenha que se deslocar para o Laboratório Central para a coleta do sangue”, disse o gestor.

A diretora do Laboratório Central, Cida Feliciano, explicou que o processo é simples. “O paciente sai da consulta com a solicitação do exame e já é atendido na unidade de coleta que é um braço do Laboratório Central. Com isso reduzimos o tempo de espera para o atendimento e para o recebimento do resultado do exame”, disse.

A diretora da UBS Suzete Cavalcante, que é uma unidade mista com capacidade de atendimento de 800 pacientes/dia, comemorou o novo serviço. “Para nós vai facilitar muito porque diariamente temos uma demanda de cerca de 300 solicitações de exames”, informou.

O secretário de Saúde, João Albérico, tem acompanhado de perto a implantação destes postos de coleta. “Nova Parnamirim está com duas unidades de coleta: aqui e na UBS João Dias e a demanda é muito grande. Irá, inclusive, reduzir a demanda lá do Laboratório Central, no Centro de Parnamirim”, justificou.

Vanessa Maria de Lima, 21, grávida, faz o pré-natal na UBS Suzete Cavalcante. “Gostei demais dessa iniciativa porque agora não precisarei ir até o Centro de Parnamirim para fazer os exames”, disse a paciente.

A dona de casa Mirnari Augusta Silva, 52, também comemorou o novo serviço. “Nem sempre temos dinheiro para a passagem de ônibus. Se deslocar até o Centro de Parnamirim é complicado. Agora, podemos fazer os exames aqui e receber o resultado também na unidade. Estou muito contente com esse serviço”, disse a paciente.

Por Yara Okubo


Postado Por: Kassandra Merielli Lopes Lima
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+