Notícias

Prefeitura participa do 1° Workshop de Tecnologias de Redes

25/08/2017

A Prefeitura de Parnamirim, através do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), participou nesta quarta (23) do 1° Workshop de Tecnologias de Redes com o tema “Soluções de Conectividade para o Rio Grande do Norte”. O evento foi realizado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/Pop-RN ).

Na ocasião, Dario Medeiros apresentou a estrutura de C&TI da Prefeitura, composta por mais de 15.000 metros de fibra óptica interligando todas suas Secretarias e principais órgãos de sua estrutura e também, alguns sistemas que foram implantados a partir desta rede própria de dados. 

"Mais uma vez tivemos a oportunidade de apresentar o que já foi realizado ao longo dos seis últimos anos, deixando os participantes impressionados com o pouco que foi gasto para a estrutura implantada", disse o Assessor/Secretário Adjunto de C&TI, Dario Medeiros. 

De acordo com o assessor Dario, o Workshop serviu como uma troca de experiências entre empresas e órgãos participantes, e como conhecimento geral do que já foi feito e projetos que ainda serão realizados através da rede Giga Metrópole em parceria com a UFRN/PoP-RN.

O evento contou a participação do vice-reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz; o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo; o coordenador administrativo da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), professor Sergio Vianna Fialho, e a secretária municipal de Educação de Natal, professora Justina Iva. Também estavam presentes representantes das Secretarias de Segurança Pública e de Educação do Estado, Prefeituras de Natal e Parnamirim e Universidade Potiguar (UnP). 

Durante a programação, ocorreram diversas palestras voltadas para apresentação de projetos e ferramentas que foram desenvolvidas e implantadas por entidades e empresas parceiras da rede Giga Metrópole, idealizada pela RNP-Pop-RN e UFRN. 

Além disso, as palestras trataram de assuntos como o SmartMetropole, monitoramento de redes através de ferramentas (Zabbix, U2000, Grafana e outras), apresentação de apoiadores, RNP, Nic.br, TelTec, entre outros assuntos que foram abordados dentro da temática do evento. Também foi apresentado um painel sobre a rede Giga Metrópole - Ações de conectividade na Região Metropolitana de Natal. 


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+