Notícias

Dia Nacional de Combate ao Fumo (29) terá ação na Praça Paz de Deus

29/08/2017

Para conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro, a UBS da Liberdade irá promover amanhã, 29, - Dia Nacional de Combate ao Fumo - uma ação na Praça Paz de Deus, no Centro, a partir das 8 horas com os integrantes do grupo terapêutico “Deixar de Fumar sem Mistérios”.

Parnamirim mantém oito grupos nas unidade básicas de saúde que tem como proposta orientar e ajudar os parnamirinenses que desejam parar de fumar. Gabriel Brehmo, coordenador do Programa de Tabagismo, explicou que a UBS da Liberdade tem hoje 30 pacientes recebendo orientação e medicamentos para deixar a nicotina.

Em busca de tratamento, Maria Ivanice da Silva, 54, compareceu à UBS da Liberdade, acompanhada da filha e também fumante Shirleide Gomes da Silva, 37 anos. “Precisamos de ajuda e já noto diferença nos meus hábitos depois que comecei a frequentar as reuniões”, disse a mãe Maria Ivanice da Silva.

Shirleide da Silva conta que todas as noites costumava ir para a casa da mãe. “Lá, conversávamos, tomávamos café e fumávamos muito. Hoje, os hábitos são outros. Reduzi a quantidade de cigarros, na parte da tarde não fumo mais”, contou.

O coordenador Gabriel Brehmo deu algumas dicas para as pessoas que estão tentando parar de fumar. “Tudo é hábito, mas a partir do momento que há a decisão de parar realmente com o cigarro tudo fica mais fácil. A prática de exercícios é um excelente aliado nessa luta”, disse.

 

 

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM - Ana Karina Amaral

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+