Notícias UFRN convida educadora parisiense a conhecer o Rio de Leitura - 05/10/2017

Hoje (05), a Professora Doutora parisiense Anne-Marie Chartier, que tem longa trajetória com pesquisas na educação pública francesa e formação pelo Instituto de Pesquisas Pedagógicas de Paris, visitou a Escola Municipal Dr. Sadi Mendes Sobreira, em Nova Parnamirim.

Acompanhada pela Professora Doutora da UFRN, Tâmara Abreu, Chartier veio conhecer um projeto que atue no fomento às bibliotecas públicas e no fortalecimento da atuação dos professores mediadores de leitura.

Por essa razão, a UFRN, por meio da Professora Tâmara, apresentou à educadora francesa Chartier, o   projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura", que é referência nacional e que há sete anos vem desenvolvendo nas escolas públicas de Parnamirim, ações para incentivar o prazer em ler desde cedo, formando uma cidade de leitores.

De acordo com a Professora Tâmara Abreu, a educadora francesa já havia conhecido modelos de escolas públicas em todo o Brasil, menos aqui, no Rio Grande do Norte. Sendo assim, a Escola Municipal Sadi Mendes, em Nova Parnamirim, foi a escolhida.

"Lá em Paris, a função mediadora de leitura é voluntária, sendo exercida por diversas profissões. Aqui, os professores recebem formação com esta finalidade, já que a profissão é amparada por lei municipal", disse Angélica Vitalino, assessora técnica do Rio de Leitura

Na visita desta quinta-feira, Chartier conheceu a biblioteca escolar Roseana Murray, inaugurada este ano e acompanhou como o incentivo à leitura vem sendo  desenvolvido pelas escolas públicas em Parnamirim.

Falando em Língua Portuguesa, de modo simples e gentil, a educadora Chartier demonstrou estar feliz com a visita, por ver as crianças lendo com a ajuda da professora mediadora de leitura, o que para ela é um ganho para a educação pública. 

A Professora Tâmara Abreu confirmou que a história de Chartier como educadora é muito ligada à educação pública em Paris. E que há problemas e desafios comuns à escola pública, apesar da diferença da realidade entre os países.

Em seguida, à convite da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, a professora Chartier estará proferindo palestras na própria universidade nesta quinta (05) e sexta-feira (06), conforme cartaz em anexo.

O tema da sua conferência provoca uma reflexão que cabe a cada um de nós: Livros, biblioteca e Internet: como vai a leitura?


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+