Notícias

SELIM conscientiza população sobre destinação do lixo

14/03/2018

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIM) está trabalhando para gerar no cidadão a consciência de ações participativas visando repensar a questão do lixo.

Para tal, a secretaria propõe uma gestão compartilhada, que é um movimento que tem acontecido no Brasil e no mundo com foco na redução da geração de resíduos sólidos, através da mudança de mentalidade, de comportamento e de consumo.

De acordo com Rárika Bastos, assessora técnica da SELIM, esse tem sido o maior desafio na hora de pensar a questão do lixo. "É fundamental que a população se conscientize de que o lixo pertence a uma cadeia que começa nas práticas de consumo de cada um", ponderou.

Segundo ela, tudo o que consumimos gera resíduo e esse material pode vir a prejudicar a própria coleta se não for devidamente separado, além de gerar transtornos no saneamento básico, causando sujeira e a obstrução de bueiros e galerias de esgoto.

Os caminhões da SELIM, treze ao total, coletam diariamente 220 toneladas de resíduos sólidos. Ao final de um mês esse número chega às 5.200 toneladas.

Para a  assessora técnica da SELIM, a mudança de atitude sobre a geração de lixo é um dos pilares da Política Municipal de Resíduos sólidos. Essa política segue três ramificações, que são a reciclagem, a compostagem (separação do lixo doméstico), e a logística reversa, que é a restituição dos resíduos de volta a cadeia produtiva.

"Se conseguirmos implantar essa mudança de hábito reduziremos a quantidade de resíduos e a sua consequente destinação para o aterro sanitário", orientou.

Atendimento à população

A SELIM orienta a população que observe o calendário de coleta do seu bairro e nunca deposite o lixo após a sua passagem. Além disso é recomendado o uso de sacos plásticos apropriados, acondicionamento do lixo fora do alcance de crianças e animais.

O calendário de coleta segue a seguinte ordem: Segunda, quarta e sexta nos bairros de Caminho do Sol, Centro, Cidade Verde, Coophab, Emaús, Jardim Planalto, Liberdade, Nova Parnamirim, Parque Industrial, Parque de Exposições, Parque das Árvores, praias (via principal), Pium e Cotovelo.

Na terça-feira, quinta e sexta, são contemplados os bairros de Bela Parnamirim, Blumenau, Cajupiranga, Cohabinal, Jóquei Club, Monte Castelo, Nova Esperança, Parque de Exposições II, Passagem de Areia, Santos Reis Santa Tereza, Vale do Sol, Vida Nova, praias (via principal) PirangI do Norte. No domingo a coleta o corre na via principal das praias no Centro e nos Mercados.

A coleta é realizada em dois turnos. Pela manhã, no horário das 6h às 14h20 e a tarde das 15h20 às 23h20.

Para podas, entulhos e qualquer dúvida a secretaria disponibiliza o telefone 0800 281 6401, de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+