Notícias

Escolas vivenciam a estreia da Semana Municipal do Livro e da Leitu ...

16/04/2018

As escolas municipais de ensino público em Parnamirim estão vivenciando a partir de hoje, segunda-feira (16), a Semana Municipal do Livro e da Leitura (SMLL), que prossegue até  a próxima sexta-feira (20), com atividades por toda a cidade.

A abertura oficial da programação, que em sua estreia traz o tema "Mergulhando vinte mil léguas literárias", será às 14h no Auditório Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo Agnelo Alves, na Cohabinal.

A SMLL comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta quarta-feira e que também comemora o nascimento do escritor Monteiro Lobato em 18 de abril, e a lei municipal 1870, de 10 de janeiro de 2018, que a institui.


"Por toda esta semana, teremos blitzes literárias pela cidade, programações na escolas, Circuito de Escritores, saraus, serestas e inauguração de uma Praça de Leitura, entre muitas atividades comemorativas em torno da SMLL", disse a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel.

 

ESCOLAS CELEBRAM A SEMANA DO LIVRO E DA LEITURA

Entre as escolas municipais que estão celebrando a Semana Municipal do Livro e da Leitura nesta segunda-feira (16), houve apresentação nas escolas Antônio Basílio Filho, em Passagem de Areia, Cícero de Souza Melo, em Rosa dos Ventos, Escola Edmo Pinheiro Pinto, em Cajupiranga, Escola Augusto Severo, no Centro, Francisca Bezerra (Xixica) em Santos Reis e Escola Manoel de Paiva, em Passagem de Areia.

Na Escola Municipal Antônio Basílio Filho, em Passagem de Areia, houve apresentação das fábulas de Monteiro Lobato, com as professoras mediadoras de leitura caracterizadas das personagens Dona Benta (Socorro Castro) e Tia Anastácia (Vânia Gomes).

"Nós que fazemos parte do projeto Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura, sonhamos há muito tempo com a Semana do Livro, que neste ano, se tornou uma realidade, universalizando o compromisso com o incentivo à leitura", disse Vânia Gomes, uma das mediadoras da Escola Antônio Basílio Filho.

A programação teve como convidadas especiais, a contadora de estórias Célia Bombom e a Trupe da Emília, formada por alunos leitores da Escola Municipal Professora Luzanira Maria da Costa Cruz, também localizada em Passagem de Areia.

 

SEMANA DO LIVRO E DA LEITURA

“A Semana Municipal do Livro e da Leitura em Parnamirim, fundamentada na lei municipal 1870, de 10 de janeiro de 2018, é fruto do compromisso que a Prefeitura tem com o incentivo à leitura, através de diversas ações literárias desenvolvidas nas bibliotecas escolares”, diz Ana Lúcia Maciel, titular da pasta da Educação.

A programação terá a participação dos escritores Antônio Francisco, Carlos Fialho, Dorinha Timóteo, Francisco Martins, Geraldo Tavares, José Acaci, José Veríssimo,Salizete Freire e Grupo Seresteiros de Natal, convidados do projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, desenvolvido há 07 anos no município, com trajetória reconhecida nacionalmente. 

Dentre outras atrações, haverá ainda, pit stops de leitura em vários lugares da cidade, leitura pública no Lar do Ancião Evangélico por alunos da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, e no LEAN, por alunos da Escola João Gomes e na estação ferroviária, por alunos da Escola Luzanira Maria.

Amanhã, dentro da programação da SMLL terça-feira (17) haverá a inauguração de uma praça literária na Escola Municipal Professora Enedina Eduardo do Nascimento, no bairro Vale do Sol. Confira mais sobre a programação AQUI.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+