Notícias

SEMEC abre Semana Municipal do Livro e da Leitura em Parnamirim

17/04/2018

Com o tema "Vinte mil léguas literárias", a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) realizou nesta segunda-feira (16), no auditório do Centro Administrativo, a abertura oficial da Semana do Livro e da Leitura (SMLL), que terá continuidade até sexta-feira (20).

A SMLL também comemora o Dia Nacional do Livro, celebrado em 18 de abril, e a lei municipal 1870, de 2018, que a institui. De acordo com o coordenador pegagógico da SEMEC, Júlio Cézar de Araújo, o evento incentiva o prazer pela leitura literária e leva à comunidade atividades que são realizadas nas escolas municipais. 

Na ocasião, gestores, professores, alunos, mediadores de leitura e merendeiras recitaram poemas e trechos de diferentes obras literárias e realizaram apresentações musicais e de dança. A aluna Isabel Ferreira, 9 anos, da Escola Municipal Antônio Basílio, iniciou as apresentações recitando um trecho da obra "O menino que morava no livro", de Henrique Sitchin. 

Após a leitura de obras de Carlos Drumond de Andrade, Geraldo Tavares e José Castro e outros nomes da literatura, a merendeira Elifrancy Marques, da Escola Eva Lúcia, leu o trecho do livro de Atos, da Bíblia Sagrada.

Em seguida, a vice-prefeita, Elienai Cartaxo, leu o trecho de "O Livro", de Lygia Bojunga, e por último, a professora Kaline de Miranda e a aluna Hadassa Estevão, da Escola Eva Lúcia encerraram as apresentações com uma performance musical.

"Por toda esta semana, teremos blitzes literárias pela cidade, programações na escolas, Circuito de Escritores, saraus, serestas e inauguração de uma Praça de Leitura, entre muitas atividades comemorativas em torno da SMLL", disse a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel.

Além das programações nas escolas durante toda a semana, na quarta-feira (18), a partir das 8h, haverá o Circuito de Escritores no Parque Aluisio Alves, com a presença de José Veríssimo, Geraldo Tavares, Salizete Freire, Dorinha Timóteo entre outros escritores. 

Na quinta- feira (19) a programação continua com ações literárias externas no Lar do Ancião Evangélico (LAE) e no Lar Espírita Alvorada Nova (LEAN), instituições que abrigam idosos, e na sexta-feira (20) a SMLL encerra no Cine Teatro com o Bate-papo Literário dos alunos com o escritor Carlos Fialho.


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+