Notícias Evento da Semas debate a nova base conceitual do artesanato - 08/11/2018

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Coordenadoria do Trabalho e em parceria com o Sebrae/RN e a Uninassau/RN realizou, na manhã desta quinta-feira (8) o I Seminário de Artesanato de Parnamirim. O evento contou com a presença de quase 100 artesãos e debateu a nova base conceitual do artesanato brasileiro. 

De acordo com a secretária de assistência social, Elienai Cartaxo, a atual gestão está sempre atenta e voltada para a qualificação dos profissionais que atuam em diferentes esferas.

Segundo ela, o seminário mostra vem para orientar os artesãos municipais sobre a necessidade de se trabalharem em sintonia com a nova base conceitual nacional, que regulamenta a prática no artesanato no Brasil. 

“Este é um momento em que os nossos artesãos terão para se qualificarem, como também aprenderem a aperfeiçoarem o seu trabalho e como eles podem ser mais competitivos na comercialização dos seus trabalhos”, disse.

Artesã há mais de 40 anos, Alcinmária de Oliveira, de 63 anos não perdeu a oportunidade de conhecer novos conceitos e aperfeiçoar o seu trabalho. Ela conta que aprendeu a fazer artesanato com a mãe que era professora, de onde tirou a inspiração para criar sua arte.

“Já trabalhei com os mais diferentes tipos de artesanato. Já fiz tricô, crochê, caixas decoradas, pintura. Atualmente estou trabalhando com reciclagem e sempre me permitindo às mudanças e ao aprendizado”, comentou.

 


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+