Notícias SEMEC divulga calendrio de matrculas para 2019 - 08/11/2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC está divulgando o período das matrículas para a rede municipal de ensino público, voltadas para o ano letivo de 2019.

A notícia foi dada hoje, 8, em reunião com profissionais da educação no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves. O prazo para as matrículas começa amanhã, 9, especificamente para os pais de alunos portadores de necessidades especiais e segue até o dia 28 de dezembro, nas unidades de ensino.

Já a renovação das matrículas para os alunos integrados à rede, será feita no momento em que for emitido pelas escolas, o resultado final do desempenho destes alunos, até 28 de dezembro, de acordo com o calendário do atual ano letivo.

As matrículas para os alunos novatos serão feitas exclusivamente de 07 a 18 de janeiro de 2019, para todas as modalidades, niveis e períodos.

O último censo aponta que estão matriculados aproximadamente 25 mil alunos na rede municipal. De acordo com a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel, a meta para 2019 é matricular 30 mil alunos. "A Prefeitura está oferecendo cinco mil novas vagas, sendo 1.080 delas para a educação infantil", disse.

PAIS FARÃO MATRÍCULAS PRESENCIALMENTE NAS ESCOLAS

De acordo com Lúcio Barros, inspetor escolar, a Prefeitura de Parnamirim está investindo para oferecer aos cidadãos, um sistema virtual de matrículas conferindo segurança e celeridade a este processo.

No entanto, inicialmente, os pais deverão comparecer às escolas com os documentos necessários às matrículas dos alunos para 2019 e fazer o cadastro presencialmente. "Finalizada esta fase, até fevereiro, haverá um treinamento de servidores para migrar os dados das matrículas para o sistema virtual, em definitivo", disse o inspetor escolar Lúcio Barros.

Também haverá uma reordenação da rede municipal de ensino público, criando novas turmas em algumas escolas, para atender melhor à população. "Tudo isso será definido e publicado  por meio de portarias", encerrou o inspetor escolar.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULAS

Para novas matrículas, os pais devem levar à escola, os seguintes documentos do aluno: original e cópia da Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4, declaração escolar, histórico escolar e comprovante de residência.

Para quem pretende a renovação da matrícula, é preciso conferir se não está em falta com a entrega de algum destes documentos à escola, e atualizar os dados, caso necessário.
Para a matrícula do aluno portador de necessidades especiais, é preciso apresentar o laudo da deficiência e solicitar o apoio do instrutor de libras, quando necessário.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior