Notícias Confederao Nacional dos Municpios destaca projeto Rio de Leitura - 09/11/2018

Nesta semana, a Confederação Nacional dos Municípios - CNM, destacou em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, uma boa prática de gestão municipal que, de acordo com a entidade, serve de exemplo para os demais municípios do Nordeste. Trata-se do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura", que incentiva o prazer de ler a partir da escola pública. 

A CNM quis destacar o projeto em função de duas datas especiais, o Dia Nacional da Cultura e o Dia Nacional da Língua Portuguesa, comemorados na última segunda-feira, 5.

O Rio de Leitura é promovido pela Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, com apoio do  Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE e o Instituto C&A.

Sobre a gestão pública em Parnamirim, a CNM destacou que o município instituiu a Política Municipal de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas, por meio da Lei 1.563/2011 e com isso, estabeleceu a participação do poder público municipal na formação de leitores nas escolas.

 

SOBRE O RIO DE LEITURA

Fluindo desde 2010 junto a todas as escolas públicas municipais de ensino fundamental, o Rio de Leitura fomenta o trabalho de mediadores de leitura que atuam de modo articulado em 45 bibliotecas escolares e na Biblioteca Pública Municipal Professor Rômulo Wanderley.

A formação de leitores e o gosto pela literatura é fortalecido por meio de saraus, atos literários, intercâmbio com escritores e editores, feiras literárias e outras atividades com a comunidade escolar.
Francilene Nunes, mediadora de leitura na Escola Municipal Profª. Íris de Almeida, em Monte Castelo, diz que tem cada encontro com o Rio de Leitura promove um aprendizado, um livro novo, uma referência literária, uma partilha de experiência e a aproximação com grandes nomes da literatura nacional e internacional. 

A mediadora Francilene diz que fica feliz com os resultados comprovados em  situações reais de aprendizagem expressa dos alunos.

A Área Técnica de Cultura da CNM destacou e divulgou em seu portal, o Rio de Leitura pelo seu trabalho com a transversalidade da Cultura, impactando, positivamente, outro setor de política pública em Parnamirim, o da educação, considerando que iniciativas de fomento à leitura conferem uma maior familiaridade e domínio da língua falada e escrita, o que dá maior subsídio para a reflexão, expressão e autonomia para a vida.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+