Notícias Saúde: Parnamirim realiza atendimentos de combate ao glaucoma - 07/02/2023

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde (SESAD), informa que já estão sendo realizados os serviços de assistência no combate e tratamento do glaucoma, doença ocular que provoca danos irreparáveis no nervo óptico.

O paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para avaliação de triagem. Caso necessário, o mesmo será encaminhado para um médico especialista do Centro Clínico de Parnamirim Dr. Sadi Mendes (Ccpar) ou para um dos seguintes conveniados: Centro de Referência em Oftalmologia (CRO), Hospital de Olhos de Parnamirim (HOP) ou Centro da Visão.

Se for confirmado o diagnóstico da doença, é feita a inclusão no programa do glaucoma e de posse dos documentos fornecidos pela clínica especializada, faz-se o cadastro para realizar o tratamento e receber a medicação, retornando a cada três meses para uma reavaliação.

A diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Derac) da SESAD, Larissa Brito, fala sobre o processo. “A consulta na UBS é o início de tudo. Havendo a necessidade, o médico encaminha para o serviço especializado. É um fluxo bem rápido e a marcação não demora”. Disse.

 

A doença

O glaucoma é uma enfermidade que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. Quando não é tratada pode levar à cegueira. É diagnosticada durante o exame oftalmológico. Podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.

Após o diagnóstico, o tratamento pode ser à base de colírios, que baixam a pressão ocular, cirurgias e até uso do laser. A melhor maneira de prevenir é consultar o médico pelo menos uma vez por ano.


Mais informações através do telefone da SESAD: (084) 3644-8104

 


Postado Por: JEAN CARLOS XAVIER
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+